BELEZA IMEDIATA: Sophie Charlotte aposta no equilíbrio em sua rotina de beauté
Equilíbrio e autoestima são a alma do negócio. É com esse pensamento que Sophie Charlotte toca sua rotina de beleza mesmo quando está gravando freneticamente como hoje em dia. Uma das protagonistas de Sangue Bom, a nova novela das sete da Rede Globo, a atriz tem feito sucesso na pele da it-girl Amora, que, assim como as versões reais da personagem fictícia, inspira um séquito de fãs a copiá-la: o figurino e a caracterização da fashionista foram alguns dos itens mais pedidos pelos telespectadores no mês de maio na central de atendimento da emissora.
O ponto de partida para Amora foi a tesourada que o top hairstylist Fernando Torquatto deu nos habitualmente longos fios de Sophie. “Todos sabíamos que a gente tinha que transformar a maneira como as pessoas me viam e que isso aconteceria principalmente através do cabelo”, disse a atriz ao site da Vogue, já emendando que, é claro, adotou o novo corte sem drama. “Esse é um curto não curto demais, é bem versátil, dá para brincar bastante. A cor é um pouco mais clara do que a minha, o que ajuda no vídeo e dá uma diferenciada sem ser uma mudança gritante. O meu cabelo sempre esteve à disposição do meu trabalho e nunca tinham me pedido um corte tão curto. Estou adorando, dá um movimento diferente e foi muito importante para criar a Amora”, ponderou a atriz, que também revelou como cuida da beauté – e do amor próprio – em tempos de insatisfação pessoal reinante. “Acho que todo mundo tem um pouco disso, mas o grande equívoco é que a gente está sempre buscando um modelo ideal”, alerta.
Além de hairstylist habitual de Sophie (a única outra vez que ela cortou as madeixas com outro profissional foi para a composição do seu primeiro papel na Globo, em 2006, em Malhação), seu pai também é seu maior incentivador – mesmo que as mudanças nos fios sejam um tanto quanto à contragosto do cabeleireiro.
“Meu profissional predileto de beleza é meu pai, Mário Silva. E esse pode não ser o corte que ele imaginaria para mim, porém, como o resultado final está ligado ao meu trabalho, esse é o corte de que eu precisava. Foi ele quem me ensinou a valorizar o que eu tenho, a identificar os meus pontos fortes e acreditar que com um trabalho consistente isso se sobressairia”, diz.
Como é de se esperar, o know-how de beauté da atriz também veio da herança paterna. “O cuidado mais importante quando você modela sempre os seus cabelos é usar um preparador térmico, algum produto que blinde o seu cabelo o máximo possível antes de você entrar com secador, chapinha, babyliss”, compartilha. Quanto ao styling, ela confessa que o novo curto a deixa refém capilar temporária do bom e velho grampo. “Ele não é muito fácil de prender, mas quando você pega a prática de como usar grampos o cabelo não representa nenhum tipo de problema. Também aproveito que está na moda o cabelo um pouco mais displicente, com fios soltos”, ensina.
Outra fortíssima influência embelezadora - e também responsável pela autoestima confortável e nada arrogante com que a atriz lida com essas perguntas de beleza - é sua avó paterna, Dona Alva. “Ela tinha uma relação muito forte com a beleza. Sempre foi uma mulher independente, guerreira e bem cuidada, com a unha feita, de batom, cabelo arrumado. Mesmo não fazendo parte de uma classe alta, ela sempre foi muito bem alinhada e feminina, então essa minha ligação com a maquiagem e com os cuidados básicos de beleza e de autoestima eu com certeza herdei dela”, conta
A intérprete de Amora fala que, apesar de gostar de se maquiar, não tem lá muita paciência para fazer isso caprichadamente todos os dias, mas, se o dia é de festa, ela se mostra sem medo de experimentar: “acho que o que vale é não ter medo de se arriscar, também vale a pena assistir os tutoriais para aprender os truques dos profissionais de beleza. A minha profissão acaba sendo uma brincadeira com todas as possibilidades de estilos e com maquiagem também é assim. Dependendo do look, da ocasião e da minha vontade eu posso brincar. Ou faço um olhão, ou coloco um batom escuro. Gosto de várias coisas, depende do momento e da minha inspiração para maquiar”, justifica. A dica principal? "Você deve ser coerente com o que vê, entender os seus ângulos, o seu rosto, o seu tipo de beleza", aconselha.
Sophie pode até variar nos looks, mas não tem dúvidas quando peço para ela apontar os produtos que não saem da sua bolsa. “Ando sempre com um primer e um rímel da Yves Saint Laurent, que tem um cheirinho muito gostoso e dá um volume diferente nos cílios; gosto do corretivo em bastão da Shiseido, que é mais grossinho para carregar na bolsa, e também tenho um da Bobbi Brown para fazer a pele. Carrego um case da Tom Ford que eu adoro, um é para iluminar e o outro marca o rosto. O lápis que eu uso é um kajal da Guerlain e batom eu gosto de todos da Chanel, acho que as cores são bem bonitas. Além disso, sempre levo uma água termal e lenços demaquilantes”, compartilha a atriz.
E nada de neuras ou cuidados exagerados (e caros!) com a pele. “Como mulher, você acaba se encantando por diversos produtos. Eu sou muito fascinada por farmácia, não posso ver uma que eu me perco dentro. Mas não tenho uma disciplina militar para usar cremes sempre na mesma hora. Eu vou testando, tem coisas que eu gosto mais, outras menos, mas ultimamente tenho tentado seguir uma linha mais natural, tentando preservar tanto minha pele quanto o meio ambiente”, diz.
No quesito corpo não haveria de ser diferente: a ponderação norteia o cotidiano da atriz, que jura não ser adepta de tratamentos de clínicas de estética, malhação desenfreada ou dietas radicais. “Eu tento cuidar do corpo da melhor maneira possível, me alimentando bem, mantendo o mínimo de rotina. De vez em quando faço exercícios mais aeróbicos, uma musculação, mas nada muito pesado. O mais importante para mim é buscar uma vida saudável e equilibrada”, conta. Outro aliado da boa forma é o balé, prática que Sophie cultiva desde os cinco anos de idade. “O balé é muito importante para mim, fiz até os 18 sem parar. Me formei em balé clássico e também fiz muitos anos de jazz e sapateado e, mesmo sem praticar diariamente, ainda é uma paixão”, conta a atriz.
E como toda mulher vaidosa, a artista tem lá suas cartas na manga e não entrega o jogo facilmente. “Eu tenho várias, mas é difícil lembrar de alguma em especial. Gosto de usar as maquiagens próprias para uma situação específica. Por exemplo, se eu só tenho um batom vermelho na bolsa, é com ele que eu vou fazer também um blush, se eu tenho uma sombra marrom eu vou tentar me virar só com ela”, indica discretamente. Discreta, aliás, é um adjetivo que se aplica muito bem a Sophie Charlotte: vaidosa e bem cuidada, sim, mas sem contar vantagem – ou seus truques! (VICTORIA MARCHESI)
Fonte : Vogue
Linda as fotos dela dançando balé. Que fofa! Linda!
ResponderExcluir