Sophie Charlotte sobre licença-maternidade: "Ideal seria 1 ano"


 Os últimos seis meses da vida de Sophie Charlotte foram inteiramente dedicados ao seu primeiro filho, Otto, nascido em março deste ano do casamento com Daniel de Oliveira. Durante este tempo, a atriz fez uma pausa na carreira como parte de sua licença-maternidade. Agora, ela retoma aos poucos seus compromissos profissionais, defendendo o direito da mulher de destinar os 180 dias do pós-parto ao filho.

"Não é fácil para nenhuma mãe de bebê pequeno voltar ao trabalho. Acho que tem que ser logo homologada a licença-maternidade de 6 meses [para todas as mães]. É o mínimo, até por conta do aleitamento materno", contou ao site da Marie Claire.

A legislação brasileira garante apenas 120 dias (4 meses) para funcionários de empresas privadas que não fizeram a adesão ao Programa Empresa Cidadã do Governo Federal. A atriz acredita que este prazo poderia ser estendido. "Acho realmente muito difícil uma mãe com quatro meses voltar a trabalhar", contou. "O ideal seria 1 ano", disse.


Nas poucas vezes em que saiu sem o filho, como quando compareceu no lançamento da linha de uma marca de sorvetes nesta semana, Sophie, no entanto, falou que a breve separação tem um lado positivo. "Tem mãe que no sexto mês dá uma escapada para ir ao cinema com o marido ou jantar com as amigas. No meu caso, saí a trabalho", afirmou. "Nunca é uma decisão fácil, mas é realmente importante para ele entender que ele é um indivíduo e eu sou outro".


Ao longo deste ano, Sophie deixará Otto em casa mais algumas vezes. A atriz irá participar do lançamento dos filmes Tamo Junto e BR 716, que gravou antes de engravidar. "É meio que colher o fruto que plantei lá atrás". Em fevereiro do ano que vem o público poderá vê-la na nova novela das 21h 'Jogo da Memória'.


EXPERIÊNCIA COMO MÃE
Embora tenha se tornado mãe há pouco tempo, Sophie revelou ter tido o desejo de aumentar a família logo após dar à luz. "A vontade veio rápido, com uns três meses", disse. "Só que preciso trabalhar e dar uma atenção ao Otto", disse.

Muitas mulheres relatam acontecer mudanças emocionais profundas após o nascimento do filho. Com Sophie não foi diferente. "A questão do amor é além do que poderia imaginar, é demais. É um amor muito louco que vem e toma conta de você.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.