Sophie Charlotte sobre parto domiciliar: "Experiência transformadora"


Sophie Charlotte sorri com os olhos quando fala sobre o filho Otto, de 1 ano, de seu casamento com o ator Daniel de Oliveira, de 39. Nascida e criada na Alemanha até os 7 anos, a atriz – que está no ar como a sonhadora Alice de Os Dias Eram Assim – tem se dividido entre as gravações da supersérie, em que contracena com o marido, e os cuidados com o menino. A atriz teve o privilégio de conviver em tempo integral com o bebê durante dez meses, antes de voltar à TV. “Estou aprendendo a ser mãe no dia a dia com o Otto”, conta Sophie, após posar no Hotel Yoo2 Rio by Intercity em Botafogo, no Rio, para o ensaio que ilustra esta edição. Feliz da vida, ela relembra o parto natural em casa, na Zona Oeste do Rio, e conta que o marido – que também é pai de Raul, de 9, e Moisés, de 6, do relacionamento com a atriz Vanessa Giácomo – a livrou da própria cobrança para ser uma “mãe perfeita”. A atriz também não esconde os planos de aumentar a família. “Quero dar um irmão ou irmã para o Otto, próximo de idade. Mas não agora. Agora, vou trabalhar. Tudo com calma”, diz ela, que acaba de completar 28 anos.


Revolução
“A maternidade foi o ponto de partida para uma revolução na minha vida. E, agora, depois do primeiro ano, me sinto como se estivesse saindo de uma bolha de amor, de uma simbiose absoluta. Para que mundo, para que geração meu filho está indo? Comecei a me sentir mais responsável pelo outro, pela cidade em que vivo.”

Violência
“O Otto vai conviver com as crianças que estão nascendo no Rio de Janeiro inteiro. E elas são meus filhos também. São minha responsabilidade. Muitas estão totalmente desassistidas, crescendo em uma violência de guerra. Não dá! Não nos sentimos seguros dentro da escola, indo para a escola, até mesmo em casa. Mas é possível mudar. Tento me manter otimista.”

Culpa
“Não lembro quando exatamente isso aconteceu. Também não sei se é hormonal. Mas, em algum momento, virei para o Daniel e falei: ‘Estou com uma culpa...’ Acho que por não ser uma mãe perfeita, não sei. Ele olhou para mim, de um jeito tão prático e simples, e falou: ‘Você pode carregar essa culpa ou não. Se despeça dela’. E deu certo. Naquele momento, era como se eu estivesse me despedindo de uma pessoa saindo pela porta. Toda vez que ela tenta se aproximar, abro a porta de novo e a deixo ir embora.”


Parto domiciliar
“Desejava o parto em casa, mas a responsabilidade é grande e me informei bastante antes de decidir. Tive uma equipe maravilhosa e um pré-natal perfeito. Decidi pelo parto domiciliar no final da gravidez. Vi que era possível para as minhas crenças, para o meu corpo, para a equipe que estava me acompanhando. Deu certo e foi uma experiência transformadora.”

Mãe
“Tento fazer meu melhor, mas sou humana. Assim como passamos a olhar para nossos pais de outra forma quando somos mães, tento olhar para mim mesma com generosidade e paciência. Aprendemos na prática, quando a situação aparece. Sou uma mãe em construção.”

Pós-parto
“As mudanças hormonais são drásticas. Tive muito amor para lidar com dificuldades inerentes a esse momento. O primeiro mês são dois longos dias com uma longa noite no meio. A sensação era essa. O dia e a noite se confundem. Não estamos acostumadas à privação do sono, a cuidar do bebê, mas tudo isso também faz parte, nos prepara e mostra que nossos limites podem ir um pouquinho além.”


Amamentação
“Foi um privilégio poder ficar 10 meses com o Otto sem precisar trabalhar. Desejo isso para todas. A realidade da licença-maternidade é cruel. Mulheres têm que voltar a trabalhar quando o bebê está com 5, 6 meses. A criança ainda está começando a introdução alimentar. Penso muito nisso. Vi como é importante estar perto do meu filho.”

Papai
“O Otto já fala ‘papai’. E estou tentando que ele diga ‘mamãe’ (risos). Ele até tenta, mas acaba falando ‘papai’ e ri. É muito fofo. Falo com ele em alemão, mas não o tempo todo. Como é minha língua materna, quero passar para ele.”

Irmãos
“O Otto é fã dos irmãos. Olha para eles com o olhar de quem, realmente, vê um ídolo. Eles passam o fim de semana conosco de 15 em 15 dias. Mas também nos encontramos em outras ocasiões. Família também é o que a gente constrói. Não existe uma formatação exata.”

Segundo filho
“Quero dar um irmão ou irmã para o Otto, próximo de idade. Tive essa vivência com meu irmão. Mas não agora. Agora, vou trabalhar. Tudo com calma.”


Boa forma
“Ganhei 20 quilos na minha gestação, mas tenho uma genética boa, me alimento bem e amamentei muito. Amamentar é mais do que um exercício físico, emagrece muito. Tudo isso contribuiu para eu voltar a ter um manequim dito de uma pessoa magra. Mas não era esse meu foco. Quando o Otto estava com três meses, até intensifiquei minha alimentação para dar conta de amamentar.”

Saúde
“Agora, estou gravando muito e minha prioridade é ficar com o Otto, mas sempre que dá, faço pilates. Me alimento bem, não tenho restrições. Uso o bom senso. Sou uma pessoa normal que preza pela saúde sem neuras.”

Taurina
“Com 28 anos vai começar meu retorno de Saturno (um trânsito astrológico que é relacionado, entre outras coisas, a mudanças, maturidade e consciências sobre limitações). Boa sorte pra mim! Vamos ver o que essa revolução vai trazer (risos). Estou muito feliz: trabalhando, me reinventando, questionando. Essa efervescência é tão positiva. É um momento lindo para ser mulher, para estar viva, para estar atenta.”

Daniel
“É um privilégio trabalhar com o Daniel. Ele é um grande ator, com quem aprendo muito. Toda vez que estamos contracenando, trocamos demais. No começo das gravações, passamos por momentos de estudar juntos, agora estamos nos encontrando no set para ser uma surpresa. Ao longo dos meses, vamos experimentar o que será mais proveitoso.”

Os Dias Eram Assim
“A Alice é uma menina apaixonada pela vida, que está descobrindo o mundo. Tem um olhar questionador sobre as coisas. Acho um dado muito bonito dela. Sempre quis fazer uma trama de época e nunca tinha tido essa oportunidade. Não é tão ‘época’ assim, são só 40 anos, mas tem sido uma experiência muito interessante.”

Make e Hair: Brenno Melo; Styling: Patricia Zuffa
Agradecimentos: Hotel Yoo2 Rio De Janeiro, Prada, Nk Store, Animale
REVISTA QUEM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.