Sophie Charlotte fala sobre a maternidade: "Não tem nada mais transformador"


Na última vez que esteve nas páginas de Marie Claire, há dois anos, Sophie Charlotte, 28, já estava grávida de Otto, 1, mas não sabia. Ao lado do marido, Daniel de Oliveira, 39, ela estrelou na edição de junho um ensaio em homenagem ao Dia dos Namorados, no bar Astor, no Rio de Janeiro, e comemorava um ano de relacionamento com o parceiro. “Peço o Daniel em casamento quase todos os dias, e vice-versa [a cerimônia oficial aconteceu em dezembro de 2015, no Rio de Janeiro]. É o companheiro que quero para a vida toda.” Segundo a atriz, o parceiro a apoia nos erros e acertos do dia a dia, na divisão de tarefas domésticas, e foi muito importante nos momentos de insegurança da maternidade. “Ao me tornar mãe, entendi quais são meus limites e abracei os do Daniel. Ele foi generoso comigo, sou mãe de primeira viagem [ele tem Raul, de 9 anos, e Moisés, de 6, do casamento com Vanessa Giácomo]. Em nossa cultura, é normal cobrar a mulher para dar conta de tudo, ser multitarefa. A maternidade me fez reavaliar as prioridades, diminuir as expectativas. Me trouxe mais para a realidade. O Daniel me mostra que não preciso ser perfeita.”

O novo papel também deu a Sophie segurança para aceitar não apenas as mudanças psicológicas, mas também as físicas. “Estou com estrias, o quadril mudou, ganhei curvas. Sempre tive peito pequeno, mas agora ele mostrou a que veio [risos]. Toda mãe sofre pressão para voltar à silhueta antes da gravidez. Mas o corpo nunca vai ser igual ao de antes. Tudo bem, faz parte”, garante a atriz, que ainda amamenta o filho duas vezes por dia, ao despertar de manhã e à noite, quando chega das gravações da supersérie Os Dias Eram Assim – o primeiro trabalho depois do nascimento de Otto. “Foi um privilégio poder viver esse momento com tanta intensidade. Queria que todas as mulheres pudessem passar por isso assim. Me dei o direito de tirar férias, relaxar e aproveitar meu filho.” Aqui, ela mostra pequenos segredos diários, objetos preferidos e detalhes de sua nova vida de mãe.


Maternidade

“Não tem nada mais transformador do que a maternidade. Você passa para o outro lado do espelho da Alice [referência à obra Alice no País das Maravilhas]. Agora entendo que meus pais são duas pessoas tentando fazer o melhor possível. O sorriso do meu filho me ilumina, como na foto da lembrancinha de aniversário de 1 ano [foto]. O resto não tem mais tanta importância.”


Beauty expert
“Sempre gostei muito de maquiagem. Acho que tem a ver com a profissão do meu pai, que é cabeleireiro. Adoro base. Compro até sem saber se é exatamente minha cor. Base fina é essencial para mim porque dá um aspecto mais natural. E aquelas máscaras que deixam os cílios gigantes, então! Estou tentando gastar menos com isso mas ainda não consegui reduzir meu estoque.”



Amuleto
“No ano passado, passei em frente à igreja São José, no Rio, e decidi entrar. Assisti a uma missa em homenagem a Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Foi ótimo! Precisava ‘desatar uns nós’ mesmo. Coloquei um santinho dela na minha carteira e não tirei mais.”



Gadget inseparável
“Celular, sem dúvida! Uso tanto que a bateria acaba o tempo todo, sempre ando com cargas extras. Adoro olhar o Pinterest, me distrai bastante. É um momento de relaxamento que aprendi a ter. Lá também pesquiso referências para minhas personagens. Adoro fazer pastas com indicações de roupas, cabelos, beleza em geral.”



Cabelo preferido
“Meu corte para a novela O Rebu (2014) foi o que mais gostei até hoje. Quando não estou atuando deixo crescer porque nunca sei qual será a próxima personagem, mas gostaria de cortar de novo. Fui muito feliz com ele, foi quando conheci o Daniel [de Oliveira].”



Filme transformador
“O meu preferido de todos os tempos é Todas as Mulheres do Mundo, do diretor Domingos de Oliveira. Desde que o vi, Domingos se tornou meu mestre. Anos depois, tive a felicidade de filmar com ele o BR 716. Ele pensa o mundo com poesia.”



Relíquia vintage
“Tenho um quadro na sala que achei no lixo do meu antigo prédio. Não sei quem é o autor, mas é uma montagem de retratos coloridos. Limpei, troquei a moldura e pendurei.”




Memória de infância
“Este ano, me dei de presente de aniversário a intervenção do artista plástico Fernando Levi [foto]. É um retrato meu durante a infância. Aliás, tenho ótimas lembranças desse tempo em Hamburgo, na Alemanha. Minha avó, Maria Catarina, tinha uma macieira, em que eu brincava, escalava e comia as frutas ainda verdes.”



Daniel de Oliveira
“Meu parceiro, meu guia. Nossa relação é um mar com onda, correnteza, maré alta, baixa, mas é meu amor, o companheiro que quero para a vida toda. Ele está no processo de evolução dele e eu no meu. E que continuemos de mãos dadas nos entendendo. Realmente quero isso. Quando fomos ao zoológico [na foto], durante as gravações de O Rebu [em 2014], percebi que estava apaixonada. Foi engraçado dar esse estalo entre os animais do parque. Mas olhei para ele e vi meu homem.”




Spa em casa
“Gosto de ter um dia da semana para me cuidar: esfoliação corporal, hidratação e creme nos pés enquanto assisto ao seriado Girls. Dou atenção às minhas mãos, que estão começando a ficar mais dramáticas. Faço esse ritual menos do que gostaria depois que o Otto chegou. Mas, quando consigo, o tempo é bem aproveitado.”



Nécessaire
“Depois que virei mãe, tenho sempre um corretivo para aliviar as olheiras. Blush cremoso também é um verdadeiro faz-tudo. Aplico na bochecha, na pálpebra, nos lábios.”



Personagem inesquecível
“Há muitas, claro, mas Tereza, de Serra Pelada, em 2013, foi meu momento de maior tesão profissional. Foi o primeiro filme que fiz, com direção de Heitor Dhalia. É um personagem divisor de águas.”



Trilha
“Meu disco xodó é um do Caetano Veloso, Muito (Dentro da Estrela Azulada). Vivi uma situação inusitada quando o ganhei. Horas depois de ouvi-lo com meus amigos, descemos para ir ao mercado e demos de cara com o próprio Caetano na rua! Mesmo nervosa, disse: ‘Estávamos ouvindo seu som’. E demos um abraço nele. Isso faz uns dez anos.”



Refúgio inspirador
“Adoro Belém do Pará, que lugar incrível! A culinária é refinada, temperada. Passei minha vida comendo pato no tucupi e mori soba. É a terra do meu pai, José Mário, ou seja, faz parte da minha raiz. Surpreendentemente, só visitei quando filmei Serra Pelada (2013). Gostei tanto que voltei para o Círio de Nazaré, no mesmo ano, com toda a família.”


“Amo picles!
Como puro no pote desde criança. Meus amigos acham loucura. Na Alemanha, há opções com pimenta.”



Peça-curinga
“Tenho um vestido jeans rodado ótimo porque veste bem mesmo se engordo e parece estar sempre novo.”



Livro
“Estou lendo o livro Mulheres, Raça e Classe, da ativista Angela Davis. É bem transformador. Está abrindo minha cabeça. Meu companheiro todas as noites.”



Viagem dos sonhos
“Quero conhecer campos de girassóis na Holanda e ver o florescer das cerejeiras no Japão. Deve ser lindo. É uma imagem que fica na memória.”



Sophie usa look total Chanel
Beleza: Daniel Hernandez (MLages) com produtos Chanel e L’Oréal
Styling: André Puertas
Assistente de beleza: Rodrigo Gomes
Assistentes de fotografia: Ana Clara Razian e Gabriel Cicconi
Tratamento de imagem: RG Imagem
Fotos still: Camilla Maia / Thinkstock / Reprodução
fonte: Revista Marie Claire

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.