Em 15 de Outubro de 2007 estreava na televisão a Malhação estrelada por Sophie Charlotte, Rafael Almeida, Nathalia Dill e Caio Castro. A décima quinta temporada da novelinha teen completa seus 15 anos neste sábado (15)
Atriz e bailarina, Sophie viu, assim como tantos outros companheiros de profissão, a grande oportunidade de sua carreira televisiva surgir com um papel em "Malhação". Ela já havia conquistado trabalhos menores na Globo, mas foi só ao viver Angelina, na décima quinta temporada do folhetim, que ela viu os rumos de sua vida mudarem de vez. Foi a partir do sucesso dela na trama que convites para outros trabalhos na emissora e fora começaram a brotar, emendando um trabalho após o outro ao finalizar a temporada.
História: Angelina (Sophie Charlotte) e Gustavo (Rafael Almeida) são dois adolescentes que pertencem a universos opostos. O casal terá que superar a distância que separa seus mundos e provar para todos - inclusive para eles próprios - que, apesar das diferenças, os dois se completam. E o desafio de enfrentar as diferenças não será só para o casal.
Diante da fusão do tradicional colégio Ernesto Ribeiro e do moderno Múltipla Escolha, os alunos terão que aprender a conviver com os hábitos dos novos colegas. A pluralidade dos jovens levantará questões importantes sobre as diferenças entre indivíduos, culturas, pontos de vista e expectativas que marcarão a vida dos alunos.
Débora (Nathália Dill) – Filha de Félix Rios (Licurgo Spínola). Invejosa, quer separar Gustavo (Rafael Almeida) e Angelina (Sophie Charlotte).
A novelinha tinha uma pegada musical, com clipes envolvendo os personagens da novela e seus contextos. Essa idéia fora baseada no filme infanto-juvenil High School Musical, em que clipes musicais davam sustento a história. A ideia não foi muito bem aceita pelo grande público e acabou sendo extinta aos poucos.
Mesmo depois da ideia dos clipes, ao longo de todos os capítulos, foram realizadas diversas mudanças na história até uma reviravolta na trama: a história que se baseava no romance de Angelina e Gustavo e no envolvimento dos dois com a música, passou a se centralizar no drama de Angelina com Bruno após uma gravidez indesejada, depois o personagem Bruno sofreu um acidente que o deixava preso em uma cadeira de rodas, e Angelina prometia então ficar ao lado dele.
Na história ainda havia as bandas, “The Banda” e “Faniquito”. A "The Banda" foi constituída por Guga na voz, violão e guitarra, Luana no vocal e em outros instrumentos, Pedro no baixo, Bodão na guitarra e Raiden na bateria. No início, a vocalista era Angelina, mas após ter engravidado de Bruno na série, foi substituída por Luana. A banda lançou um single: "Quando eu te conheci…", incluído na trilha nacional.
Faniquito era formada por Yasmin, Débora, Andréas, Peralta e Felipa Gentil. Enquanto a "The Banda" era uma banda de rock nacional, a Faniquito era uma banda pop. Fez sucesso no seriado com os singles "Isso me dá um faniquito" e "Passa na praça, fubá".
Audiência: A temporada estreou com 21 pontos no Ibope. A trama sofreu com a baixa audiência em seus primeiros capítulos. No capítulo exibido dia 27 de dezembro de 2007, por exemplo, a novelinha teen registrou sua pior média: 13 pontos. Foram feitas diversas alterações no enredo para atrair o público, mas pouco adiantou. O capítulo que antecipou a estreia da novela das 18h Negócio da China, exibido no dia 6 de outubro de 2008 foi o de maior audiência da temporada, com média de 29 pontos.
O último capítulo da temporada conquistou média de 21 pontos. Ao longo dos 324 capítulos, a temporada 2008 acumulou média de 22 pontos no Ibope.
Essa temporada de Malhação inovou lançando um concurso no Caldeirão do Huck para escolher novos integrantes da novelinha. O concurso recebeu inscrições de 21 mil candidatos, mas apenas 200 conseguiram chegar ao processo de seleção nos estúdios da Central Globo de Produção (Projac). Na final, os paulistas Caio Castro, 18 anos, e Rafael Barja, 21, foram selecionados por Ricardo Waddington para integrar o elenco de Malhação.
Trilha Sonora:
A trilha sonora de Malhação 2008 trazia sucessos da época, como Paraíso Proibido, do Strike (tema de abertura – 1ª Parte); Daqui pra Frente, do NX Zero (tema de abertura – 2ª Parte); Quando Eu Te Conheci, do grupo formado pelo elenco da novela, The Banda; Fugindo de Mim, de Sideral (tema de Angelina e Gustavo); e O Segundo Sol, de Cássia Eller.
REPRISE: Foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva de 24 de junho de 2019 a 17 de setembro de 2020. Com o Viva não conseguindo os direitos de exibição da temporada seguinte, foi substituída pela 1.ª temporada.
Foi reprisada de 21 de setembro de 2020 a 4 de maio de 2021, com dois episódios por dia, inaugurando um novo horário de exibição, e foi substituída pela 16.ª temporada.
Detalhes:
Autoria: Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas | Direção-geral: Mário Márcio Bandarra e Carlo Milani | Direção: Leonardo Nogueira e Paola Pol Balloussier | Núcleo: Ricardo Waddington | Período de exibição: 15/10/2007 – 09/01/2009 | Horário: Segunda a sexta-feira, 17h30 | Nº de capítulos: 325
Onde Assistir:
Foi disponibilizada na íntegra na plataforma de streaming Globoplay em 25 de outubro de 2021.
Fontes: Wikipédia/Memória Globo/UOL
Nenhum comentário: